PUBLICAÇÃO

Escritórios elegantes e bem planejados

Atualmente os escritórios, independente do ramo profissional, deixaram de ser lugares frios, sérios e impessoais. Nós, decoradores, de alguns anos pra cá estamos tentando derrubar alguns tabus criados quando se trata de decoração para Office, como assim chamamos. As mudanças começam pelas cores utilizadas e atingem até a localização dos banheiros, estrutura para salas de reuniões, além do principal: a sala do profissional, propriamente dita. A idéia é, além de conseguir um lugar descontraído para que os clientes sintam-se a vontade, fazer com que o profissional possa, quando precisar, escapar pelo menos por alguns minutos em seu dia, do ritmo frenético de trabalho.

Andei pensando e cheguei à conclusão que passamos muito mais tempo em nosso ambiente de trabalho do que em nossa própria casa. Isso me fez repensar e criar novos conceitos para decorar escritórios. Acho que ficará mais fácil de entender se eu dividir em tópicos.

Principais motivos para as adaptações:

  1. É preciso que o profissional sinta-se a vontade na sua sala, que esse local tenha o mínimo de personalidade na decoração, que conte algo sobre sua vida, lembre seus hobbies e seu ambiente familiar;
  2. A privacidade é essencial, salas acústicas, e até mesmo sua localização diante da recepção, são importantíssimos para que o profissional consiga trabalhar sem preocupar-se com a confidencialidade das informações;
  3. Para a localização e decoração dos banheiros dos escritórios, vale lembrar que é indispensável, sempre que possível, que o WC de uso dos funcionários seja identificado e longe da recepção. Esse WC deve ter armários disponibilizados para que os funcionários possam deixar alguns pertences que são utilizados diariamente para higiene e manutenção do visual, exemplo: escova de dentes, maquiagem etc. Já o WC de uso dos clientes, o ideal é que fique próximo a recepção ou sala de reunião, que é onde provavelmente o cliente será atendido, esse precisa de requinte e privacidade, afinal de contas quem nunca foi a um WC, seja de restaurante ou escritório, somente para olhar ou simplesmente conhecer?
  4. A sala de reuniões, onde era esperado apenas uma mesa cheia de cadeiras em volta, sóbria e nenhum atrativo, hoje em dia quase está em extinção. A mesa continua sendo usada na maioria das vezes para reuniões internas, treinamentos e a assinatura formal de contratos, mas surge a necessidade de um plus. Em todos os escritórios que decoro hoje divido a sala de reuniões em duas partes: De um lado a mesa tradicional cercada de cadeiras e do outro uma sala de reuniões informais, ou seja, é quase uma sala de visitas, com sofá, poltronas, revistas. Ficou comprovado que os clientes sentem-se mais a vontade sentados na segunda opção já que encaram o profissional de igual para igual sem a mesa que os separa e impõe certa altivez, muitas vezes intimidando o cliente. Este mesmo ambiente serve para que o profissional relaxe alguns minutos durante o dia de trabalho, lendo, ouvindo musica ou simplesmente mudando sua atmosfera de trabalho;
  5. Cores, objetos de decoração e quadros precisam ser escolhidos em conjunto com o profissional e podem ser inusitados, porém, jamais berrantes ou extravagantes. Inovar não significa exagerar;
  6. Utensílios para copa, ainda seguem o padrão de elegância e requinte de sempre. Um café servido em uma bela e fina porcelana jamais cairá de moda. Sabemos que a água servida em um copo de cristal acompanhado de uma bela bandeja tem outro sabor;

Essas foram apenas algumas dicas e esclarecimentos sobre as novas tendências para decoração de Office. É preciso que eu alerte todos vocês, meus queridos leitores, que muito do trabalho que será feito depende de uma ou mais entrevistas com os clientes envolvidos. Cada necessidade e limitação deve ser sempre respeitada, para que a satisfação ao final do trabalho seja mutua.