PUBLICAÇÃO

Decorar: Como definir seu estilo.

Mais importante que definir um estilo para decorar sua casa é entender que tudo que deve ser escolhido, desde objetos até cores tem realmente a sua cara e atende suas necessidades. Crie seu próprio estilo! Não se deixe levar por revistas e programas de decoração que dizem a você como decorar sua casa. Confie em seu gosto pessoal e instinto natural, pois essa será a fórmula para o sucesso da ambientação de sua casa.

Alguns fatores que podem interferir nas suas decisões:

Analise seus hábitos, seus hobbies e tudo o que causa bem-estar à você antes de começar. Dê espaço ao que realmente tem valor em sua vida. Esqueça as soluções prontas, adapte soluções práticas aos seus problemas e desejos.

- Resgate memórias de família, sem transformar sua casa em museu, claro. A casa precisa contar sua história com objetos de viagem, fotos e livros. Objetos que antes ficavam guardados transformam-se em atração e são motivos para divertidas histórias entre amigos.

- Se você mora em um espaço pequeno, invista em um ambiente com menos móveis. Muita informação visual sobrecarrega o cérebro humano e não o deixa descansar. A sensação de amplitude é necessária ao relaxamento segundo pesquisas.

- Se você mora em um espaço grande, invista em peças enormes. Só assim você se sentirá acolhida em sua casa. A sensação de vazio causa solidão.

- Natureza é essencial ao bem-estar. Plantas, fontes, pedras e madeira nos remetem a origens. Inconscientemente, sentimos estabilidade. A explicação é antropológica: a floresta representa um lugar confiável à espécie humana.

- Aromas e sons são indispensáveis pois, se tornam atraentes ao nossos sentidos. Além disso, estimulam a permanência e fazem os visitantes se sentirem bem. Alem de fixar em seus inconscientes memórias daqueles momentos.

- Simplicidade e luxo. Ninguém decora sua casa para que ela seja algo sem luxo. Porém a mistura desses dois elementos fará do lugar o ideal para que os freqüentadores sintam-se bem-vindos e à vontade. Seja simples na aquisição e requintado na utilização.

- Use o que desejar! Não hesite em dizer que gosta de algo que todos consideram brega. Um profissional vai saber utilizar o objeto de forma que derrube o preconceito.

- Deixe a luz entrar. Se onde você mora é impossível siga essa dica; pelo menos tenha lâmpadas que sigam (ou simulem) a luminosidade do dia. A luz interfere diretamente no bom humor dos habitantes.

- Reaproveite o que puder na decoração. Exercite a criatividade e repagine a casa gastando pouco. Garimpe em brechós e perca tempo renovando e descobrindo novos usos para as peças. Assim, elas ganham valor e originalidade.

- Renovar sua moradia vai mantê-la viva e adequada a sua rotina que nem sempre com o passar do tempo será a mesma, essa adaptação a novas situações fará com que vc sinta-se realmente dono da casa. Isso ajuda a criar um elo emocional com o espaço.

- Transforme seus cuidados obrigatórios em ritual. Reserve algumas horas de sua semana para acariciar seu lar e sinta a diferença em sua vida. É em nossas casas que recarregamos nossas pilhas para viver. É lá que educamos nossos filhos, amamos e enfim fazemos tudo! Volte da rua com algo para presentear seu lar. Colha flores no jardim. Mude enfeites de lugar. Alinhe seus quadros que estão tortos. Arrume as almofadas do sofá. Curta cada minuto e agradeça a Deus por tudo, SEMPRE.